fbpx
Xamã interior e sua cura

A figura do Xamã é sempre tida como um ser mais evoluído, de grande sabedoria e benevolência. As culturas Xamânicas dedicam grande respeito e reverência ao Xamã, o tendo como guia espiritual e responsável por conduzir o processo evolutivo. Mas considerando a ligação que o xamanismo possui com a ancestralidade, não há como negar a existência de um Xamã Interior.

 

Leia também: Doenças psicossomáticas que podem ser melhoradas com a terapia xamânica

 

Nesse artigo iremos te explicar o conceito de Xamã Interior e o papel que esse guia pode ter no crescimento e cura de cada um de nós.

O Xamã

No Xamanismo , a energia não é estagnada, ela flui e circula como algo vivo, atuando em consonância com a natureza e todas as coisas que existem nesse plano. Tendo isso em mente, a figura do Xamã atua lado a lado com essa energia vital, e realiza uma troca constante de energia com todas as coisas, mudando e transmutando.

A cada minuto que passa, nós deixamos um antigo eu para trás e nos tornamos uma pessoa totalmente nova. Não há energias fixas na nossa existência. Não podemos reviver o passado, nem voltar a ser quem éramos naquele momento. Assim, no decorrer da nossa jornada, nós somos pessoas que são, ao mesmo tempo, milhares e nenhuma. E o Xamã está lá para conduzir essas transmutações.

O Xamã Interior

Com a transformação da consciência e a evolução dos nossos seres e sentidos, estamos em uma busca constante pela identidade, e pelas respostas que trarão esclarecimento em nossas vidas. Para isso, o Xamanismo orienta cada indivíduo na busca pela força interior, o autoconhecimento e o fortalecimento das suas convicções.

De acordo com a definição de Xamã estabelecida pelo povo Tunguska, nativos da Sibéria, o Xamã é um ser capaz de flutuar e caminhar entre todos os mundos em um profundo estado de êxtase. Nessa jornada, ele pode se conectar com outras energias, como animais, vegetais e minerais.  Além disso, ele pode se aliar à nossa ancestralidade e outras dimensões e espíritos. Ele possui uma forma de comunicação e troca de energia diferente de feiticeiros ou curandeiros. Ele não invoca outras energias: ele viaja até elas e se transforma.

 

Leia também: Xamanismo é bom para quem tem depressão

 

É claro que esse tipo de viagem pelos planos e troca intensa de energia não pode acontecer com todas as pessoas. Mas ao adentrar as filosofias, técnicas e métodos do Xamanismo, todas as pessoas acabam aprendendo como controlar o seu poder, se tornando, em si, o seu próprio Xamã Interior. Com isso, ele acaba por ser protagonista da sua própria evolução e crescimento, sabendo orientar a sua própria força e energia para o seu autoconhecimento.

Dessa forma, qualquer pessoa que iniciou na jornada de resgate e conhecimento do seu próprio ser dentro do círculo da vida, é capaz de ativar o seu Xamã Interior. Isso não quer dizer que você poderá conduzir a jornada de outras pessoas. Mas sim que será responsável pela sua mudança e por um papel significativo no meio em que vive. Faça isso, ensinando e orientando aqueles que te rodeiam a estabelecer a paz e o equilíbrio.

1 comentário em “Xamã interior e sua cura”

  1. Pingback: Os 4 elementos no xamanismo e sua forma de encontrar o seu! | sutanashi.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *