fbpx
terapias holísticas ajudam na cura da depressão

As terapias holísticas e as práticas terapêuticas complementares podem ser grandes aliadas no tratamento de depressão e doenças psicossomáticas. Ainda que a eficácia dessas práticas seja muito questionada no mundo médico, as práticas como acupuntura, reflexologia, cromoterapia e aromaterapia possuem resultados comprovados por meio de estudos. E essas terapias são conhecidas por proporcionar uma melhora significativa em diversas condições, inclusive na depressão.

A medicina tradicional é conhecida por pregar o uso de medicamentos e psicoterapia para o tratamento da depressão, mas as terapias holísticas podem proporcionar uma melhora significativa quando utilizadas. Para entender mais sobre o assunto, confira esse artigo que preparamos para você!

O que é Terapia Holística?

A Terapia Holística é realizada para o tratamento de doenças e problemas de saúde a partir de um ponto de vista geral do paciente. Na realidade, a palavra Holística tem origem grega, onde “Holos”, significa “todo” ou “conjunto”. Isso quer dizer que, diferentemente da medicina ocidental que foca os seus esforços na doença em si ou nos sintomas que ela causa, a Terapia Holística estuda todos os aspectos pessoais, sociais, físicos e psicológicos que envolvem a vida do paciente.

 

Leia também: Melhorando suas relações através da Constelação Xamânica

 

O objetivo da Terapia Holística é ajudar no tratamento de diversos problemas de saúde, seja em problemas físicos ou psicológicos, trazendo uma melhor qualidade de vida e equilíbrio para o paciente. Elas são usadas para tratar não só doenças, mas também questões psicológicas, como bloqueios espirituais e energéticos.

Para saber qual o melhor tratamento para a sua condição, é necessário buscar um terapeuta holístico capaz de identificar as causas ou origens do sofrimento. Ele pode analisar todos os aspectos relativos ao paciente, como suas questões físicas, emocionais, energéticas e espirituais. Cada tratamento é personalizado e individual, pois acredita-se que cada individuo é único, e que todos os aspectos da sua vida estão de certa forma interligados.

Quais são os tipos mais comuns de Terapias Holísticas?

A maior parte das terapias holísticas praticadas na atualidade possui origem na medicina oriental e alternativa. Podemos citar como principais terapias aplicadas na atualidade:

Acupuntura;
Homeopatia;
Florais;
Massoterapia;
Cromoterapia;
Fitoterapia;
Shiatsuterapia;
Reiki;
Reflexologia;
Terapias com cristais.

Benefícios da Terapia Holística no tratamento da depressão

A depressão pode possuir diversas causas, e muitas vezes não entendemos bem os gatilhos e as origens que nos levam a um estado depressivo. E junto a ela, uma gama de sintomas toma lugar, tornando a vida muito mais difícil. Um terapeuta holístico pode investigar profundamente as causas da depressão e conjuntamente tratar os sintomas causados por ela.

 

Leia também: Plantas medicinais e o poder de cura de nossas dores, físicas, emocionais e espirituais

 

Ao enxergar o ser humano na sua totalidade, a Terapia Holística pode trazer um maior equilíbrio mental, físico e espiritual, buscando as verdadeiras causas do problema ou da doença. Dessa forma, o tratamento ocorre de maneira completa, trazendo uma cura efetiva, e não somente o alívio de alguns sintomas. O objetivo é trazer de volta ao individuo a alegria e a qualidade de vida.

1 comentário em “Terapias holísticas que ajudam na cura da depressão”

  1. Pingback: Benefícios da Geoterapia | sutanashi.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *