fbpx
terapias alternativas para a ansiedade

Em uma sociedade cada vez mais imediatista, com tantas cobranças e uma pressão constante, é raro encontrarmos alguém que não esteja sofrendo de ansiedade. E na área médica, existem diversas abordagens para tratar esse problema. Mas também existem terapias alternativas para tratar de ansiedade sem prejudicar outros aspectos da sua saúde, e é sobre isso que vamos tratar nesse artigo.

 

Leia também: Leitura de aura para otimizar seu autoconhecimento

 

Continue com a gente e aprenda um pouco mais sobre essas terapias e os benefícios que essas terapias podem proporcionar para a sua saúde física e mental.

O que são terapias alternativas?

As terapias alternativas são tratamentos terapêuticos complementares para diversos problemas de saúde, desde as dores crônicas até problemas de ordem psiquiátrica. Apesar de constantemente questionadas, alguns estudos já demonstraram a eficácia que essas práticas apresentam. São consideradas alternativas, todas as terapias que não se enquadram na prática de medicina convencional.

No que diz respeito ao tratamento de transtornos, como a ansiedade, a primeira coisa que nos vêm a mente é o acompanhamento psicoterapêutico e a utilização de medicamentos. Mas saiba que diversas terapias alternativas podem ajudar no controle do distúrbio e a amenizar os sintomas. Elas podem complementar o tratamento convencional e ajudar muito na qualidade de vida.

Ainda que não reconhecidas pela comunidade médica, elas são reconhecidas como medicina alternativa pela OMS, como parte da tradição do seu respectivo país. No Brasil, podemos contar com mais de 20 tipos de terapia alternativa reconhecidas pelo SUS, o que facilita muito o acesso para a população como um todo.

14

Leia também: Terapias Holísticas, tudo o que você precisa saber!

 

Quais os seus benefícios?

As terapias alternativas possuem uma ação muito profunda que vai além dos aspectos físicos do indivíduo. Ela atua nas questões espirituais e emocionais do paciente, que tem um grande papel na piora do quadro de ansiedade do mesmo.

Esses tratamentos possuem uma visão diferenciada do tratamento normal, tanto do indivíduo em si, quanto dos medicamentos que são utilizados. Dependendo da terapia escolhida para o tratamento, ela pode estar voltada para a energia da pessoa, suas crenças, ou feridas do passado. Há também terapias voltadas para aspectos físicos, como a massoterapia e a quiropraxia.

Quais são as terapias alternativas mais utilizadas atualmente?

Dentre as terapias mais comuns utilizadas, podemos mencionar as principais:

Acupuntura: essa técnica teve origem na Medicina Tradicional Chinesa, e realiza o estímulo de determinados pontos energéticos com o uso de agulhas e sementes.

Aromaterapia: essa terapia é feita com a utilização de aromas de origem vegetal para atingir o bem-estar e relaxamento. Esses aromas são trazidos na forma de óleos essenciais, que são específicos de acordo com o objetivo a ser alcançado com o tratamento.

Cromoterapia: já nesse tipo de terapia, o tratamento é realizado por meio de cores e suas respectivas intensidades para atingir o equilíbrio físico e emocional. Há diversas formas de aplicar a cromoterapia, desde a utilização de lâmpadas, até a pintura de paredes.

Reiki: o reiki trabalha com a energização do corpo do indivíduo que está sendo tratado. O mestre que aplica o reiki utiliza as suas mãos para atingir o equilíbrio do corpo e da mente.

1 comentário em “Terapias alternativas para a ansiedade, como o universo holístico pode te ajudar!”

  1. Pingback: Sinta-se mais confiante! Como as terapias holísticas te ajudam a melhorar sua confiança. | sutanashi.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.