fbpx
plantas medicinais

Todos nós já recebemos um conselho de nossas mães, tias ou avós, sobre algum remédio caseiro para a cura de diversos problemas de saúde, desde uma gripe, até o tratamento de dores crônicas. Mas a utilização de plantas e medicinais pode ir além, ajudando a equilibrar não só o nosso corpo, mas também as dores emocionais e espirituais.

 

Leia também: Como melhorar a energia dos ambientes de sua casa

 

A utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto a própria humanidade, acompanhando desde a cultura oriental, até as tribos em regiões remotas. O conhecimento foi transmitido pelas gerações e até hoje podemos aprender com os antepassados.

Dentro da flora brasileira, temos acesso a um verdadeiro arsenal de plantas e ervas que podem ser utilizadas em tratamentos alternativos, naturais, para combater inúmeros problemas, como veremos a seguir.

Como as plantas medicinais e ervas podem ser utilizadas em prol da saúde?

A lista de plantas que podem atuar em benefício da saúde física e emocional do ser humano, mas iremos detalhar algumas espécies importantes, que são utilizadas no tratamento de inúmeras doenças:

Batata-Doce

Muito popular na nossa culinária, a folha da batata-doce em infusão é uma valiosa combatente para dores de garganta, lesões na boca e frieiras, por exemplo. A batata em si, quando cozida, pode ser usada no tratamento de tumores, possuindo uma forte ação emoliente.

Abobrinha do Mato e o poder das plantas medicinais

As raízes da abobrinha-do-mato podem ser aliadas na depuração do sangue, tratamento de diabetes, artrose e diversas dores ciáticas, sendo um excelente anti-inflamatório. Além disso, também pode ser utilizada para tratar sintomas como estresse e fadiga.

 

Leia também: A terapia xamânica ajuda na cura de doenças

 

Flor de Laranja amarga

O óleo essencial dessa planta já é altamente utilizado em diversos produtos, principalmente por conta do seu perfume. Mas o que poucas pessoas sabem, é que o chá é utilizado para ajudar com a indução do sono e controle de ansiedade, além de ser altamente diurético e anti-inflamatório.

Girassol Mexicano

Essa flor também é conhecida como Mão de Deus, e é facilmente encontrada na natureza, com certeza você já passou por ela em uma estrada. Suas folhas amargas podem ser utilizadas na limpeza de feridas, tratamento de diarreia, e diabetes. Uma das suas utilizações mais relevantes é no tratamento de dependência química, que é feito com as folhas desidratadas e moídas. Ao sentir vontade de fumar, ou utilizar drogas, a pessoa molha o dedo no pó e coloca na boca.

Espinafre Selvagem

A maior vantagem na utilização dessa planta está na facilidade de cultivo, podendo aparecer até mesmo de forma espontânea. Além de ser muito utilizado na gastronomia e cozinha criativa, o espinafre selvagem possui uma valiosa propriedade medicinal. As suas folhas podem ser utilizadas no tratamento de dores reumáticas, inflamatórias, queimaduras de sol e picadas de inseto. Na forma de chá, essa planta pode ser utilizada para o tratamento de hipertensão, espasmos musculares e diarreia.

Como vimos, existem diversos usos e aplicações para plantas e ervas medicinais, podendo auxiliar no tratamento não só de problemas de saúde, como também de sintomas emocionais que afligem todos nós. A natureza é incrivelmente completa e pode suprir todas as necessidades que o nosso corpo possui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.