fbpx
Benefícios da geoterapia

Você já ouviu falar em Geoterapia? Também conhecida como argiloterapia, a Geoterapia é uma terapia que utiliza argila quente, indicado para o tratamento de tensões e dores musculares, como dores nas pernas, lesões e dores nas costas. Esse tratamento tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente devido aos benefícios que ela traz para o paciente.

 

Leia também: Terapias holísticas que ajudam na cura da depressão

 

Confira esse artigo que preparamos e aprenda um pouco mais sobre Geoterapia e as suas vantagens!

A cura que vem da terra

A primeira coisa que precisamos saber sobre a Geoterapia não é uma modernidade. O tratamento por meio da argila é um dos tratamentos mais antigos utilizados pela humanidade, tendo o seu uso comprovado por Hipócrates, Gandhi, e até mesmo na Bíblia. A argila que utilizamos na Geoterapia pode ser usada para tratar diversas questões de saúde e até mesmo com benefícios estético.

A argila possui em sua composição diversos minerais, e por esse motivo, é possível encontrar no mercado diversos tipos e cores. Cada argila é indicada para uma situação distinta, conforme veremos a seguir:

Argila Amarela: essa argila possui muito potássio, alumínio, ferro e silício, e é muito indicada para o tratamento de peles oleosas. Ela possui ação hidratante e antiinflamatória, nutrindo e desintoxicando a pele.
Argila Branca: mais indicada para o tratamento de peles sensíveis, possui bastante zinco e cálcio na sua composição.

 

Leia também: Benefícios da reconexão natural sistêmica para sua vida

Argila Marrom ou Castanha: esse tipo de argila possui ação revitalizadora, adstringente e desintoxicante.

Argila Cinza: a argila é muito utilizada em tratamentos mais profundos de pele, combatendo inflamações e inchaços.

Argila Preta: rica em alumínio, silício, titânio e enxofre, é redutora de estresse e reduz manchas.

Argila Rosa: por possuir mais óxido de ferro e silício, é muito usada em tratamentos esfoliantes e para clarear manchas.

Benefícios da Geoterapia

 

Como vimos, existem diversos tipos de argila, e elas são utilizadas no tratamento de diversos problemas. A Geoterapia tem sido muito utilizada para tratar inúmeros problemas, trazendo alívio e uma melhor qualidade de vida. Dentre os principais benefícios trazidos pela Geoterapia, podemos citar:

  1. Estímulo da circulação no local por meio do aquecimento;
  2. Elimina toxinas e promove a sudorese, auxiliando na limpeza da pele;
  3. Alivia dores crônicas, como na artrite e contraturas musculares;
  4. Combate e trata a acne inflamatória;
  5. Ajuda a clarear manchas e sardas (no caso da argila branca);
  6. Combate as dores inflamatórias e câimbras recorrentes;
    Entre muitos outros benefícios.

Contudo, apesar de possuir diversas aplicações, o tratamento com a Geoterapia com qualquer tipo de argila, possui algumas especificidades e contraindicações:

Assim, o tratamento não é recomendado para indivíduos com problemas cardiológicos (como pacientes que possuem marca-passo, por exemplo), sem que tenha sido previamente liberado por um médico especializado, não sendo recomendado que seja aplicada a argila por conta própria.

Pacientes que utilizam medicamentos controlados também devem consultar um especialista antes de iniciar o tratamento com argila.
Mulheres gestantes, independentemente do tempo de gestação, devem consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento alternativo, incluindo a Geoterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *