O autoconhecimento é a base para o tratamento da depressão. Quem sofre deste mal, sabe muito bem todas as consequências que essa doença pode trazer para a sua vida e até mesmo para a vida das pessoas que são próximas, como companheiros e familiares. Acima de tudo, muito incompreendida, não é uma doença fácil de lidar, além de ser alvo de muito preconceito e intolerância. Atualmente, existem diferentes abordagens para o tratamento dessa condição, desde as mais convencionais, como psicoterapia e uso de medicamentos, até opções na medicina alternativa, que é o tema desse artigo de hoje.
Autoconhecimento como base da cura da depressão
Todavia, muito se fala, recentemente, sobre o processo de autoconhecimento para o tratamento da depressão, mas o que isso realmente significa? Trazendo o conceito de autoconhecimento para a abordagem xamânica, podemos interligar esse processo de autoconhecimento com a grande busca pela essência do ser e do seu lugar nesse imenso universo que vivemos.
Ainda assim, é muito importante entender que, nós somos seres complexos e compostos por infinitos laços, que compõem a nossa natureza, explica e guia a nossa jornada na Terra. Entender todo esse processo pode nos trazer paz e harmonia interior, nos colocando numa posição mais clara e iluminada, e garantindo que haja total compreensão daquilo que nós somos e já vivenciamos na nossa trajetória.
A depressão, neste caso, possui fatores físicos e genéticos, que acabam tornando o indivíduo mais propenso a sofrer dessa condição, mas há muitos casos onde ela é trazida por um acúmulo de energias e emoções negativas. Esse desequilíbrio acaba se manifestando em nosso corpo físico e nos adoecendo, e muitas vezes acaba em um estado depressivo e angustiante.
Desequilíbrio emocional e depressão
Conforme se estuda a depressão, são muitos os fatores que podem acarretar esse desequilíbrio, como:
– Excesso de cobranças no âmbito pessoal e profissional;
– Problemas de relacionamento;
– Insatisfações e frustrações;
– Questões mal resolvidas, tanto no presente, quanto no seu passado;
– Estagnação;
– Entre outros.
Desta forma, todas essas emoções e sentimentos podem somatizar no nosso corpo físico, e em muitos casos, nem percebemos a origem do problema.
Para isso, o processo de autoconhecimento pode ser um grande aliado no tratamento dessa doença tão avassaladora. Ao entender a sua jornada, o seu lugar no universo, e tudo que interferiu ou ainda interfere na sua trajetória, fica muito mais leve lidar com alguns processos. Estes, tidos como gatilhos no desenvolvimento da depressão.
Leia também: Leitura de aura para otimizar seu autoconhecimento
Neste sentido, é como dissipar a fumaça dentro de si e enxergar com mais clareza tudo aquilo que te envolve. É quase que certo que, ao apresentar um quadro depressivo, a pessoa está sofrendo de um desequilíbrio energético.
De tal forma, para ajudar a recuperar a estabilidade, o xamanismo apresenta ferramentas vitais para guiar o processo de cura através do autoconhecimento. O paciente irá passar por uma grande jornada de esclarecimento, física e espiritual.
Entendendo aspectos significantes da sua história, ressignificando, e trazendo equilíbrio de todos os seus conflitos internos.
Leia também: Como a constelação familiar ajuda a lidar com a ansiedade e o stress
Neste sentido, ao se conhecer melhor, muitas questões não resolvidas acabam sendo esclarecidas e perdendo o seu potencial danoso. A terapia xamânica pode ajudar a tratar as questões emocionais que adoecem o indivíduo. Guiando a sua jornada de autoconhecimento e trazendo à luz a sua verdadeira essência.